Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


GALERIA de grandes homens e mulheres

GALERIA 01

Algumas dentre as milhares de pessoas que dedicaram suas vidas a amparar, ajudar, vivenciar a não violência, a integridade, a verdade e demais valores que chamamos de humanos, influenciando milhões de pessoas com seus exemplos e ensinamentos.
 
 GALERIA 02
 
Algumas dentre as milhares de pessoas que dedicaram suas vidas a buscar conhecimento e a repassá-lo, para que hoje pudéssemos ser o que somos e saber o que sabemos.


 
 
Jesus de Nazaré
 
Morreu crucificado porque numa época em que se praticava o "olho por olho e dente por dente", dedicou sua vida a curar enfermos, e a vivenciar e ensinar o perdão incondicional, a mansidão, a humildade e sobretudo o amor.
Sua presença foi tão importante que o calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo e em todos os países ocidentais, divide o tempo em antes e depois dele.
 
"O maior dos mandamentos é: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"
 
"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e tereis paz para os vossos espíritos."



Francisco de Assis

(Assis, 5 de julho de 1182 — 3 de outubro de 1226)
Frade católico da Itália, foi um exemplo de fé, de entrega ao próximo, de amor incondicional, de paz.
 
"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver a discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança..."
 
 

Gandhi
 
(Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948).
Idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
 
"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."



Madre Teresa de Calcutá

(Skopje, 26 de Agosto de 1910 — Calcutá, 5 de Setembro de 1997).
Considerada, por alguns, a missionária do século XX, em 1979 recebeu o prêmio Nobel da Paz, pelos serviços prestados à humanidade. Dedicou a vida a ajudar e amparar os pobres, os doentes e os moribundos que viviam nas ruas de Calcutá, dando, além da ajuda material, seu imenso potencial de amor.

"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado."

"A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcionem apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração."

"Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo. Seja honesto assim mesmo."



Martin Luther King, Jr.

(Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968)
Um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Foi a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é
"Eu Tenho Um Sonho".

"O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício."

"Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos."



Irena Sendler

 (15 de fevereiro de 1910 - 12 de maio de 2008).
Enfermeira polonesa, salvou cerca de
2500 crianças de serem encaminhadas para
campos de concentração nazistas,
recolhendo-as em ambulâncias como se estivessem
com tifo; escondendo-as em sacos, cestos de lixo, sacos de batatas, caixões... nas suas mãos qualquer elemento transformava-se numa via de fuga.
 Irena concebeu um arquivo no qual registrava os nomes e dados das crianças e as suas novas identidades para que um dia pudessem recuperar os seus verdadeiros nomes, suas histórias pessoais e suas famílias, mas para que ela revelasse onde havia escondido aquele arquivo, quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Foi condenada à morte, mas conseguiu escapar e reunir centenas daquelas crianças, já adultas, a seus familiares.
Irena Sendler foi apresentada como candidata para o prêmio Nobel da Paz pelo Governo da Polônia, mas esse prêmio foi dado a Al Gore pela sua defesa do meio-ambiente.
"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade."

 

Chico Xavier

(Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002).
Exemplo de bondade, foi intitulado "O homem amor".
Com mais de 400 livros psicografados, eivados de induções ao bem, à paz, à integridade, e demais valores que chamamos de humanos.
É o escritor mais lido da América Latina (nota: ano de 2010 - Fonte Wikipédia).

"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã."

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!"

 
 
14º Dalai Lama - nascido em 1935
 
Líder temporal e espiritual do povo tibetano.
 
"Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade."
 
"Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez."
 
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."
 
"Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final."




Integridade sem conhecimento é fraca e inútil, mas conhecimento sem integridade é perigoso e horrível.
 
(Samuel Johnson)
 
 



Você quer saber a integridade de uma pessoa
 dê a ele o Poder

(Luiz Antonio de Boer)



Se você perder a sua integridade,
você perdeu tudo.

(Larry Gelwix)



 

Sócrates

(469–399 a.C.) Filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental.

(O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.)

 

Hipócrates

(Cós, 460–Tessália, 377 a.C.)
É considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo.
 
(Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.)



Platão

(Atenas 428/427 a.C. –  348/347 a.C.)
Aluno de Sócrates, filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
 
(Só pelo amor o homem
se realiza plenamente.)



Aristóteles

(Atenas, 384 a.C. – 322 a.C.)
Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.

(A felicidade não se encontra nos bens exteriores.)



Cícero

 (Arpino, Italia, 3 de Janeiro 106 a.C. - Formies, 7 de Dezembro 43 a.C.).
Filósofo, orador, escritor, advogado e político romano.

(Não basta conquistar a sabedoria,
é preciso usá-la.)


Sêneca

(Corduba, 4 a.C. — Roma, 65 d.C.)
foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano.

(Se quiseres ser amado, ama.)

 
 
Galileu
 
(Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642)
Físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano.
Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica.
 
(A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.)


Descartes

(La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650).
Filósofo, físico e matemático francês.

(Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.)

 

Isaac Newton
 (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643 — Londres, 31 de março de 1727)
Cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Descobridor da "lei da gravidade".
 
(A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.)



Immanuel Kant

(Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804).
Filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos pensadores mais influentes.

"Duas coisas me enchem a alma de crescente admiração e respeito: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim."
 
"A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade."

 
 
Charles Darwin
 
(Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de Abril de 1882)
Naturalista britânico, criador da Teoria da Evolução.
 
(A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana)



Einstein

(Ulm, 14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955).
Físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos.
100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.

(Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.)

 
 
Paulo Freire
 
(Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997)
 
Educador recifense, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da
pedagogia mundial.
 
“Eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que eu me considero um educador: acima de tudo porque eu sinto amor.”
 
"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."
 
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.