Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


RELAX e mentalizações

EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO E MENTALIZAÇÕES
a serem feitos ao final dos encontros


Para as crianças e adolescentes, acostumadas ao dinamismo desta época, é importante que vez por outra possam relaxar e desenvolver mentalizações de elevado teor, porque são fatores de equilíbrio e harmonia interior.

OBSERVAÇÃO: Para estes exercícios é importante que o facilitador (o adulto que esteja conversando com as crianças) leia calmamente, com voz tranquila, dando as devidas pausas, conforme orientações em itálico.



TERRA E HUMANIDADE

Agora vamos fechar os olhos e fazer algumas respirações profundas para relaxar. (dez segundos)
Vamos continuar com os olhos fechados, sentindo-nos bem relaxados.
Pensemos no nosso planeta Terra, tão lindo e tão maternal... (cinco segundos)
Pensemos no céu azul... (três segundos), nas matas verdes... (três segundos), no mar com suas ondas afagando a areia da praia... (três segundos)
Sintamos amor pelo nosso planeta... (cinco segundos)
Vamos agora pensar na humanidade e enviar para todas as pessoas da Terra um pensamento de paz... (cinco segundos), de afeto... (cinco segundos), de alegria... (cinco segundos) 
Vamos imaginar que todas as pessoas que vivem na Terra estão recebendo agora as nossas vibrações de carinho, de paz e de alegria. (cinco segundos)

Vamos aproveitar este momento para uma prece, que vocês devem acompanhar apenas no pensamento:
 “Deus, nosso criador, pedimos que nos proteja, a nós e a nossos familiares, e que nos conduza sempre por caminhos honestos, justos e fraternos. Pedimos teu amparo para a humanidade inteira. Ajuda os que estão sofrendo, os que estão doentes e aqueles que não têm um lar. Pedimos também pelos maus... Ajuda-os a compreenderem seus erros e a procurarem se melhorar. Por fim queremos agradecer por todas as bênçãos que a vida nos proporciona, assim como também pela nossa família, pelo afeto, pela alegria... Assim seja.”

O facilitador (o adulto que esteja conversando com as crianças) deve perguntar a cada um se conseguiu realizar bem o exercício.



NA FLORESTA

Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar.... (dez segundos).

Vamos imaginar que estamos numa floresta, sentados ao pé de uma grande árvore, encostados em seu tronco. (cinco segundos)
Em torno de nós há o verde da vegetação, e lá no alto podemos ver o azul do céu por entre as folhagens das árvores. (cinco segundos)
Vamos inspirar o ar, calmamente, procurando perceber o cheiro das folhas do arvoredo, da terra e das flores silvestres. (cinco segundos)
Procuremos ouvir com a nossa imaginação o canto dos pássaros, o som das folhas que se tocam ao toque da brisa e um pouco mais longe o som da água de um riacho, correndo por entre as pedrinhas do seu leito. (cinco segundos)
Estamos em plena natureza, sentindo paz, tranquilidade e alegria... (cinco segundos)
Vamos refletir sobre o que significa “amar e respeitar a natureza”. (vinte segundos)
Vamos agora voltar calmamente aqui ao nosso ambiente e abrir tranquilamente nossos olhos.
O monitor deve perguntar a cada um se conseguiu realizar bem o exercício e incentivar os presentes a falarem, cada qual sobre a experiência que vivenciou.

Sugestão: o facilitador pode encerrar a reunião com uma pequena prece.


SOBRE A MONTANHA

Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (vinte segundos)
Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha... (cinco segundos)
Aqui se pode sentir a paz das alturas, as carícias da brisa ao longo do corpo e a presença grandiosa da natureza... (cinco segundo)
Procure sentir esta paz em todo o seu ser... (três segundos), paz em seu coração... (três segundos), paz em sua mente... (três segundos), paz em todo o seu corpo... (cinco segundos)
Agora que estamos assim, tão em paz, vamos envolver nosso planeta e toda a humanidade nesse sentimento.
Vamos dizer mentalmente, mas procurando sentir o que dizemos: Terra em paz... (cinco segundos), Terra em paz... (cinco segundos), Terra em paz... (cinco segundos)

Agora eu vou fazer uma prece e vocês acompanham, só no pensamento:
“Senhor da Vida, pedimos tua ajuda para a humanidade, para que ela se torne mais pacífica; que todas as pessoas possam compreender a importância da paz, o quanto ela nos faz bem. Pedimos também por todas as pessoas que estão sofrendo neste momento. Dá alívio a que sente dor e ampara os que estão passando fome ou não têm onde morar. Ampara as crianças abandonadas e ajuda-as a encontrar alguém que cuide delas. Finalmente agrademos por tudo que temos... Amém.”

O facilitador (o adulto que esteja conversando com as crianças) deve perguntar a cada um se conseguiu realizar bem o exercício


JUNTO AO MAR

Agora vamos fazer um exercício de relaxamento com visualizações.
Vamos, então, fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para relaxar... (dez segundos)
Vamos imaginar que estamos numa praia deserta, à beira-mar... (cinco segundos)
As ondas vêm quebrando suavemente na areia, molhando nossos pés... (cinco segundos)
Inspiremos calma e profundamente, procurando sentir a energia do mar entrando em nossos pulmões e espalhando-se pelo nosso corpo... (cinco segundos)
À nossa frente temos a imensidão do mar, e acima de nós o céu muito azul... (três segundos)

Vamos aproveitar este contato com a natureza, este momento de calma, para elevar nosso pensamento a Deus. Eu vou fazer uma prece e vocês acompanham, só no pensamento:
“Pai nosso que estás em todo o universo, ajuda-nos a santificar o teu nome através dos nossos pensamentos, palavras, sentimentos e ações. Venha a nós o teu reino. Seja feita a tua vontade, aqui e em toda parte. O pão de cada dia dá-nos hoje e todo dia. Perdoa nossas faltas, assim como perdoamos nossos ofensores. Não nos deixes cair nas tentações, e livra-nos de todo o mal. Assim seja.”

Vamos agora voltar calmamente ao nosso ambiente e abrir tranquilamente nossos olhos.
O facilitador (o adulto que esteja conversando com as crianças) deve perguntar a cada um se conseguiu realizar bem o exercício.


LUZ BRANDA

Agora fechem os olhos e façam algumas respirações profundas, procurando relaxar... (dez segundos)
Cada um de vocês vai pensar agora em si mesmo com muito carinho... (três segundos)
Imagine seu corpo todo envolvido numa luz branda, cheia de paz... (cinco segundos)
Eu vou fazer uma prece e vocês vão acompanhar, só no pensamento.
“Senhor da vida, pedimos que envolva o nosso planeta Terra em vibrações de amor e de paz, em toda a sua extensão.
Abençoa a natureza... na água, na terra e no ar.
Abençoa o ser humano, ajudando todas as pessoas a se tornarem mais fraternas, mais pacíficas e mais justas.
Ampara aqueles que estão sofrendo e infunde em seus corações a esperança e a confiança.
Abençoa a todos nós que aqui nos encontramos e também as nossas famílias.
Finalmente, agradecendo por tudo, pedimos que nos guarde em sua paz. Assim seja.”


CAMPO FLORIDO

Vamos agora fazer um exercício de relaxamento com visualizações benéficas.
Fechemos os olhos, para podermos nos concentrar melhor.
Vamos fazer algumas respirações profundas para relaxar... (vinte segundos)
Vamos continuar com os olhos fechados e imaginar que estamos num campo florido, muito bonito.
Aqui tudo é calma e quietude. O chão está todo recoberto de uma grama verdinha, bem macia, e nós vamos nos deitar sobre essa relva. (cinco segundos)
Em torno de nós estão arbustos floridos e, acima, algumas nuvenzinhas navegando tranquilamente no azul do céu. (cinco segundos)
Vamos agora fazer uma prece. Eu falo e vocês acompanham, só no pensamento.
“Senhor da Vida, pedimos que nos ajude a sermos mais fraternos.
Ajuda-nos a respeitar os outros e a nós mesmos, a sermos sempre honestos e a dizer sempre a verdade.
Pedimos também sua proteção e amparo às nossas famílias, e também a todos que se encontram em dificuldades.
Abençoa toda a humanidade, ajudando-a se tornar mais fraterna, mais justa e mais pacífica.
Finalmente agradecemos por todas as bênçãos que temos recebido: pelo amor, pela amizade, e também pela alegria que faz tanto bem ao corpo e à alma. Guarda-nos Senhor da Vida em tua luz.”



RAIOS DO SOL

Vamos agora fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para nos harmonizar... (vinte segundos)
Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha, na hora do amanhecer. Aqui se pode sentir a paz das alturas, as carícias da brisa ao longo do corpo e a presença grandiosa da natureza. (cinco segundos)
Ao longe, no horizonte, o Sol começa a surgir com todo o seu esplendor, iluminando vales e montanhas, despertando a vida... (cinco segundos)
Cada um vai agora observar mentalmente como os raios desse Sol nascente iluminam seu peito... (três segundos), penetram em seu coração... (três segundos), retiram do seu coração todo sentimento negativo... retiram o rancor... (três segundos), retiram a raiva... (três segundos), retiram as mágoas (três segundos), retiram as tristezas (três segundos), retiram as preocupações... (três segundos)
Sinta como o seu coração ficou leve... iluminado... feliz... (cinco segundos)
Observe agora, mentalmente, como os raios do Sol nascente que ilumina sua cabeça, limpam sua mente de todos os pensamentos contrários às leis cósmicas. (cinco segundos)
Sinta sua mente toda iluminada com a luz do bem, da verdade, da paz... (cinco segundos)

Vamos abrindo os olhos tranquilamente, mas procurando manter nossa mente iluminada com a luz do bem, da verdade, da paz.


PAZ DAS ALTURAS

Vamos agora relaxar... fechar os olhos e respirar fundo algumas vezes para harmonizar nossos ritmos internos.... (dez segundos)
Vamos imaginar que estamos no topo de uma alta montanha, no finalzinho da tarde. (cinco segundos)
Ao longe vemos o mar, sob o horizonte luminoso do por do sol...
Mais perto, a paisagem é recortada por montanhas, rios e vales...
Aqui, no alto da montanha, podemos sentir a grandiosa paz das alturas e as carícias da brisa ao longo do corpo. (cinco segundos)
No alto, algumas estrelas começam a pontilhar o céu como se estivessem dizendo: “Paz na Terra às pessoas de boa vontade”. (cinco segundos)
E aqui neste lugar, ante ao altar da natureza, vamos erguer nosso pensamento a Deus, numa oração. Eu vou fazer a prece e vocês acompanham só no pensamento:
“Senhor da Vida, criador de tudo que há, envolve o nosso planeta Terra em vibrações de amor e de paz. Abençoa a natureza... na água, na terra e no ar. Abençoa o ser humano, ajudando todas as pessoas a se tornarem mais fraternas, mais pacíficas e mais justas. Ampara aqueles que estão sofrendo e infunde em seus corações a esperança e a confiança. Abençoa a todos nós que aqui nos encontramos e também as nossas famílias. Finalmente, agradecemos por tudo, porque tudo em nossas vidas representa lições para o nosso crescimento interior. Amém”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.