Você convive com CRIANÇAS?

Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos... alunos... Já pensou em suprir junto a eles a grande lacuna na educação brasileira, ensinando-lhes valores como ética, integridade, respeito, honestidade, não violência, etc.?

Então, este blog foi feito para você.


*****


sábado, 18 de junho de 2016

AS DUAS GRANDES FORÇAS - TEMA


Alguém de vocês costuma fazer uma prece à noite, antes de dormir?
O facilitador deve incentivar respostas e socializar o tema.

Existem duas forças que representam poderosa ajuda em nossas vidas. Uma delas é a oração, ou prece, quando parte do coração, com humildade e confiança.
O ato de orar deixa a pessoa mais calma, mais serena, mais equilibrada e, assim, em melhores condições para refletir e agir com mais acerto. Também ajuda na recepção de boas intuições.

Quem de vocês tem o costume de orar, ao menos uma vez ao dia?
O facilitador deve incentivar respostas.

Quem sabe dizer qual é a outra força que também nos ajuda, deixando-nos mais calmos, mais serenos e mais equilibrados?
O facilitador deve incentivar respostas.

Essa outra força é o amor, o mais belo dos sentimentos porque aproxima as pessoas, torna-as mais pacíficas, mais solidárias, dá alegria a quem o cultiva e faz bem à saúde.
O problema está em que essa força tão boa e tão poderosa é pouco e mal cultivada pelo ser humano.
Imaginem um pássaro que tenha uma asa de tamanho normal e a outra bem pequena. Acham que ele poderia voar assim?
O facilitador deve incentivar respostas.

Podemos comparar a humanidade a esse pássaro, sendo que a asa de tamanho normal estaria representando o progresso material e a asa pequena, o amor. Por causa desse desequilíbrio é que há tanto sofrimento na Terra.
Se as pessoas cultivassem mais o amor, esse progresso extraordinário que se vê em nosso planeta seria uma benção para todos.
Algum de vocês sabe explicar por que o progresso, sem amor, tem trazido tantos sofrimentos para o ser humano?
O facilitador deve incentivar respostas.

Quando há progresso sem amor, os bens conquistados não são divididos entre todos, mas ficam para aqueles que os conquistaram. Os pobres continuam pobres, trabalhando para enriquecer ainda mais os que já são ricos. Assim, enquanto os que possuem muito esbanjam luxo, os que pouco ou nada possuem permanecem muitas vezes sem alimento ou sem moradia, e sem condições de cuidar da saúde ou de ter uma educação adequada.
Milhões de pessoas morrem de fome na Terra, enquanto pequena parcela da humanidade esbanja riquezas. Milhões de pessoas não têm uma moradia decente, enquanto pequena parcela da humanidade mora em mansões ou apartamentos de alto luxo.
Se houvesse amor, as riquezas da Terra seriam divididas entre todos.
Essa falta de amor que há na Terra é que abre espaço para o trio do mal.
Quem sabe dizer que trio é esse?
O facilitador deve incentivar respostas.

O trio do mal é formado por três valores negativos: egoísmo, ganância e orgulho.
O egoísta só pensa em si mesmo; não se importa com o sofrimento dos outros.
O ganancioso quer possuir sempre cada vez mais e mais bens, mais dinheiro, mesmo que seja à custa da miséria e do sofrimento dos outros.
O orgulhoso quer ter mais poder; quer sempre estar acima dos outros.
Então, como há pouco amor no mundo, ele acaba sendo governado por esse trio do mal, gerando infinitos sofrimentos a milhões e milhões de pessoas.
Os que fazem parte desse trio vivem e lutam para satisfazer os próprios desejos, sem se importar com as desgraças que possam estar espalhando por onde passam.

Vocês acham que pessoas assim, mesmo tendo muito dinheiro, muito poder, podem ser felizes?
O facilitador deve incentivar respostas.

As pessoas gananciosas, egoístas e orgulhosas não são felizes, porque só a vivência do amor universal pode proporcionar uma felicidade plena.
Se nossas atitudes e ações contrariam as leis cósmicas, não podemos ser felizes. Vivendo e agindo sem amor, estamos em desarmonia com essas leis e com nossa própria consciência.

Mas é possível acabar com esse “trio do mal” que domina a Terra. Alguém sabe como?
O facilitador deve incentivar respostas, lembrando que para isso basta desenvolver amor, pois quando houver amor na Terra, não haverá espaço para esse trio.

Então, podemos dizer que o mal do mundo está na diferença que há entre a asa do progresso, que está grande, e a do amor, que está pequena... muito pequena.

Temos falado muito nestes encontros sobre os vários tipos de amor, sendo o mais maravilhoso de todos, o amor universal, mas agora vamos narrar algo muito interessante, relativo ao amor entre casais:
O Facilitador Emerson Aguiar, da universidade de João Pessoa (PB), conta que em 2006 ocorreu algo especial no Zoológico de Muenster, na Alemanha. Um cisne negro se apaixonou por um pedalinho em forma de cisne.
Quem de vocês sabe o que é um pedalinho?
O facilitador deve incentivar respostas.

O pedalinho é uma pequena embarcação para um ou dois passageiros, que acionam suas pás – uma espécie de hélices – através de pedais.
É comum encontrar o pedalinho em parques de diversão onde existe um lago ou espelho de água.
Mas voltando à narrativa sobre o cisne negro, é claro que ele pensou que o pedalinho fosse uma cisne branca, de verdade, e mostrava-se tão apaixonado que não saía de perto da sua amada, embora ela fosse muito grande e feita de madeira. Fizesse sol ou chuva, lá ia ele, o imponente cisne, acompanhando a sua “amada” por toda parte, sempre velando por ela.

O amor de verdade é assim: pede respeito, companheirismo, apoio e atenção.
Muitas pessoas gostam de brincar com os sentimentos alheios e nem pensam que um dia acabarão recebendo de volta tudo que fizerem aos outros, ou seja, irão sofrer o mesmo em sua própria pele.
O amor verdadeiro é um sentimento lindo, que desperta dentro das pessoas aquilo que elas têm de melhor, de mais saudável e verdadeiro.
O amor é bondade, é generosidade, é compreensão... Mas muitas pessoas o transformam em algemas.
Quem de vocês sabe dizer o que significa transformar o amor em algemas?
O facilitador deve incentivar respostas e socializar o tema.

O amor verdadeiro é aquele que não prende o outro, mas lhe dá liberdade, procurando incentivá-lo, ajudá-lo no que for possível, caminhar junto, lado a lado...
Pensem em dois pássaros que se amam tanto que resolvem amarrar-se um ao outro. Imaginem o que vai acontecer quando eles quiserem voar... Não conseguirão levantar voo. Irão apenas se machucar, porém, se estiverem livres, eles podem voar um ao lado do outro e ser felizes. Assim também deve ser com o amor entre as pessoas.
Mas o amor mais maravilhoso de todos é o amor universal.
Quem ainda se lembra do que é amor universal?
O facilitador deve incentivar respostas, lembrando que o amor universal é como uma fonte que distribui suas águas a todos que delas quiserem usufruir. É um sentimento bom que temos em relação aos outros, sem esperar retribuição.

Que tal começarmos a desenvolver aquela nossa asa do amor, de que falamos no início deste encontro, para podermos ter mais harmonia e equilíbrio em nossas vidas?
Vamos fazer um exercício.
Fechem os olhos para se concentrarem melhor e respirem fundo algumas vezes para relaxar. (dez segundos)
Cada um de vocês pense na pessoa a quem mais ama... (três segundos)
Sinta como é boa essa sensação de amar alguém e de saber que também é amado... (cinco segundos)
Agora pense em outras pessoas a quem ama, pessoas das quais gosta muito (cinco segundos). Sinta como é boa essa sensação de amar, de gostar. (cinco segundos)
Agora pense em algum animal ou mesmo em alguma coisa de que gosta muito... Sinta como é boa essa sensação de gostar, de querer bem. (cinco segundos)
Agora que estamos com nossos corações cheios de amor, pensemos com afeto em toda a humanidade, como se estivéssemos abraçando todas as pessoas da Terra, transmitindo a elas os nossos sentimentos de amor. (cinco segundos).
Vamos aproveitar este momento para uma prece. Eu falo e vocês acompanham, só no pensamento.
“Senhor Deus, pedimos que nos ajude sempre a desenvolvermos sentimentos nobres e fraternos, e a vivermos de acordo com as Tuas leis; agradecemos por todas as bênçãos recebidas e pedimos proteção e amparo a nós, aos nossos familiares e a quem esteja em dificuldades; pedimos também Tua ajuda para toda a humanidade, para que ela se torne mais fraterna e mais justa.”

Vamos abrir os olhos, mas procurando continuar sentindo esse sentimento tão bom que é o amor, o afeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão...serão muito bem vindos.